Colombiano abre restaurante em Pinheiros inspirado em García Márquez

Trabalhando com comida típica de seu país há cinco anos em São Paulo, o colombiano Jair Abril Rojas tinha a intenção de abrir um restaurante próprio em 2021. A pandemia antecipou seus planos: com a suspensão dos eventos em que fazia catering e o fechamento de espaços onde tinha trailers, ele decidiu montar um espaço fixo já neste ano e acaba de inaugurá-lo. 

O Macondo Raízes Colombianas foi aberto em outubro no bairro de Pinheiros. A fachada amarela, com grandes pássaros coloridos pintados pelo artista brasileiro Rafael Shine, chama a atenção na esquina da rua Cardeal Arcoverde com a Joaquim Antunes.

Além do nome do negócio —uma homenagem à aldeia fictícia criada pelo escritor Gabriel García Márquez—, a decoração interna remete ao universo do realismo fantástico de seu livro “Cem Anos de Solidão”. 

“Sempre quis apresentar a riqueza cultural colombiana, as cores, a literatura. Na decoração interna colocamos gaiolas abertas com flores, quadros de mulheres negras, algumas frases do livro”, diz Jair.

Para se adaptar aos tempos de pandemia, eles estão funcionando com 60% da capacidade (que é de 50 pessoas, no total), fizeram um treinamento específico de cuidados sanitários para os funcionários e fornecem álcool em gel, entre outras medidas.

O cardápio tem clássicos mais conhecidos do brasileiros, como arepas (o carro-chefe), empanadas, ceviches e patacones, e outros menos difundidos por aqui, como tamales (uma espécie de pamonha recheada), bandeja paisa (um “PF” típico) e ajiaco (sopa de batatas com frango). Para beber, a famosa limonada de coco e sucos de frutas colombianas.

Jair Rojas, colombiano dono do restaurante Macondo (Foto: Miguel Castaño/Divulgação)

Jair chegou ao país em 2012, como refugiado, e depois se casou com uma brasileira. Trabalhou inicialmente como cozinheiro em restaurantes baianos e vê semelhanças dessa culinária com alguns pratos colombianos —como o buñuelo de frijol cabecita negra, feito com feijão fradinho e típico do norte da Colômbia, que lembra o acarajé. 

Ele pretende usar seu novo espaço para promover eventos e parcerias com outros cozinheiros imigrantes e refugiados.

O restaurante também trabalha com entregas e com retirada no local.

Macondo Raízes Colombianas. R. Cardeal Arcoverde, 1361, Pinheiros, São Paulo. (11) 98616-4184 @macondo_raizes_colombianas