Perfumista sírio refugiado em SP cria fragrâncias para energizar quarentena

Almiscar e mirra para estimular força e confiança. Flor de laranja para energizar e “tirar você da bad”. Jasmim, sândalo, magnólia. O sírio Anas Obaid, 32, vai enumerando os ingredientes que selecionou para fazer perfumes e um aromatizador de ambientes neste tempo de quarentena.

Refugiado de guerra no Brasil e jornalista de formação, ele trabalha há cinco anos em São Paulo com perfumaria árabe. Geralmente ele participa de feiras e eventos, onde prepara perfumes personalizados na hora —uma tradição muito forte em seu país.

Com as restrições a aglomeração na pandemia, ele desenvolveu uma linha nova fixa que inclui perfumes masculino e feminino e um aromatizador de ambientes. Batizou os produtos de Nasma –que significa “brisa” em árabe. “As pessoas está em casa, com a energia baixa. Quis fazer uma coisa alegre”, diz.

Uma parte da matéria-prima Anas encontra no Brasil, mas muitas notas —como sândalo, jasmim, almíscar e mirra— ele prefere importar da Síria. O perfumista também destaca um fixador à base de âmbar que é típico de lá. 

“É um fixador muito poderoso, o perfume fica na roupa por uns três dias. Na Síria esse trabalho é muito forte. As pessoas vão nas lojas e o vendedor procura perfumes que combinem com ela, prepara na hora.”

O sírio Anas Obaid, que cria perfumes personalizados (Foto: Divulgação)

Mesmo a distância, Anas diz que tem conseguido também criar fragrâncias personalizadas, depois de uma conversa com cada cliente. Até o signo da astrologia serve de base para idealizar os perfumes.

Tendo que se reinventar ao chegar aqui, como tantos imigrantes, ele diz que chegou a trabalhar em restaurante árabe, mas não se identificou. “Eu usava um perfume que trouxe de lá, as pessoas gostaram e comecei a vender para amigos. Um dia participei de um evento e curti essa coisa de ser vendedor de algo cultural. Estudei a história do perfume e gosto de explicar para as pessoas, de falar da cultura do meu país.”

O aromatizador de ambientes custa R$ 50, mesmo preço dos perfumes de 50 ml (os de 120 ml custam R$ 100, mais a taxa de entrega (ele envia por correio para fora de São Paulo)

Nasma – Anas Obaid: (11) 97703-9183