‘Hallaca’: prato símbolo do Natal da Venezuela é especialidade de imigrante em SP

Na Venezuela, além do presépio, da árvore e do Papai Noel, um dos grandes símbolos do Natal é a hallaca: uma massa de milho envolta em folhas de bananeira, parecendo uma pamonha, recheada com um guisado à base de vários ingredientes. Mais do que a comida em si, o ritual do preparo é o mais marcante nesse prato. A tradição é que toda a família se una para prepará-lo, cada um sendo responsável por uma parte do processo. 

A venezuelana Carmen López, uma das muitas imigrantes que vieram recentemente para o Brasil fugindo da crise humanitária, especializou-se em fazer esse prato em São Paulo. 

Formada em administração, ela estudava direito e era gerente-geral de uma grande rede de lojas em seu país. Chegou a São Paulo sozinha, em 2016. Achou que o mercado de trabalho seria mais fácil aqui. Foi atendente de lanchonete e garçonete, até que decidiu viver de fazer hallacas por encomenda. 

Ela conta que a história das hallacas começa na época da colonização espanhola. “Os índios, que se tornaram escravos, pegavam as sobras da comida dos espanhóis, misturavam com uma massa, que na época era de trigo, e envolviam em folha de bananeira. E assim foi evoluindo”, diz.

 

As hallacas vêm embrulhadas em folhas de bananeira (Foto: Nehopelon/Stock.Adobe)

Os recheios que Carmen faz misturam carne de porco, de frango e de boi, verduras diversas e ingredientes como alcaparras e azeitonas. Na hora de comer, basta jogar o embrulhinho em uma panela com água quente, retirar e abrir o envoltório. 

“Você sente esse espírito do Natal, porque todo mundo da família faz junto. Participam a avó, a filha, o neto. Um se encarrega de picar a carne; outro, as verduras; outro, de arrumar as folhas de banana da terra; o outro amarra a linha, e por aí vai. É algo que você lembra por toda a vida.”

No caso dela, essa magia natalina dura o ano todo. A venezuelana entrega os pedidos em estações de metrô e também faz comida para eventos. 

Você pode conhecer outros venezuelanos que vendem comida típica em São Paulo neste link.

Carmen López- Hallaca Yo
facebook.com/hallacayo.comida
(11) 98768-7893