Sírio faz oficina de percussão e show de música oriental em Guarulhos

Conheci a banda Brisa do Oriente por causa da Mah Mooni, uma cantora iraniana que se mudou para o Brasil para poder ter uma carreira —em seu país, há restrições a mulheres no palco. Após escrever uma reportagem sobre a história dela, fiquei curiosa para vê-la cantando ao vivo e fui a um show ao ar livre no Sesc Pompeia desse grupo com o qual ela se apresenta de vez em quando. Adorei.

Recentemente, o criador da banda me escreveu se apresentando. É o músico sírio Rajana Oulby, que está há quatro anos no Brasil. Formado no Conservatório Nacional do Líbano, ele toca alaúde, aquele instrumento de corda árabe em formato de pera. Criou a banda há um ano, com músicos da Síria, do Líbano e do Brasil.

Neste sábado, às 18h, a Brisa do Oriente se apresenta no Sesc Guarulhos (ingressos entre R$ 6 e R$ 20 neste link). No mesmo dia e no mesmo local, às 14h30, Rajana vai fazer um oficina gratuita apresentando o alaúde e a percussão oriental por meio de outro instrumento tradicional, o derbake.

Sesc Guarulhos: R. Guilherme Lino dos Santos, 1.200, Jd. Flor do Campo, Guarulhos. Sáb. (9), às 14h30 (workshop alaúde e percussão na música oriental) e às 18h (show Brisa do Oriente).